terça-feira, 10 de maio de 2016

Filha, vamos ler!

Olá! Hoje decidi escrever-vos sobre um tema que me é muito especial - livros! Adoro ler. Antes de ser mãe lia em média 80 livros por ano, sei isto porque pertenci a um clube de leitura e tinha um blog onde escrevia críticas sobre muitos dos livros que lia. Atualmente tenho muita pena, mas quando optei por desistir de escrever as críticas, apaguei o blog. Não o devia ter feito, assim quando a minha filha crescesse podia mostrar-lhe o que escrevi sobre os muitos livros que compõem as nossas estantes, uma das minhas grandes paixões. Não me interpretem mal, continuo a ler sempre que posso e com o mesmo entusiasmo, apenas não tão frequentemente.




Desde que nasceu, a Moranguinho está rodeada de livros. Tem a sua mini biblioteca no quarto de dormir, tem uma prateleira na sala numa das estantes da mãe, ao nível dos seus olhos e mãos para ir buscá-los sempre que quer e tem muitos outros espalhados pela casa ou carro. Esses vou mudando de vez em quando.
Está inscrita na biblioteca cá da zona desde os dois anos. Tem hoje dois anos e meio e entra na biblioteca com um à vontade enorme, tem orgulho em exibir o seu cartão e já conhece a rotina de requisitar um livro. Tentamos lá ir uma vez por semana ou de quinze em quinze dias, dependendo dos meus horários de trabalho (trabalho por turnos). Têm na biblioteca um pequeno sofá posicionado em frente a uma janela com vista mar, que eu adoro e ela não liga nenhuma, onde leio-lhe três ou quatro histórias e no final requisitamos dois ou três livros para lermos à noite antes de deitá-la. Já se tornou um ritual só nosso e adoro esse tempinho que passamos as duas. Espero conservá-lo por muito tempo e que um dias ela o recorde com carinho. Eles crescem tão depressa que temos de aproveitar bem esta idade quando tudo o que eles mais querem é estar connosco.
E vocês lêem para os vossos filhos? Ou têm outro ritual que considerem sagrado?
Um dia destes escrevo outro post com dicas para estimular o gosto pela leitura desde que são bebés mas por hoje vou mas é brincar com a minha filhota que ela já me chama.
Beijos!

Sem comentários:

Enviar um comentário