Olá, continuando com o nosso tema semanal - As flores, decidimos usar algumas das flores que colhemos no nosso passeio numa das atividades preferidas da minha Moranguinho, imitar a mamã a fazer uma sopa!
A Moranguinho com os seus 17 meses, adora imitar a mamã e o papá. É uma delicia vê-la agarrar na sua vassorinha e tentar varrer o chão ou num pano seco para limpar a cadeira. Mas o que ela gosta mesmo é imitar-me a cozinhar, então pensei eu porque não inventar algo relacionado com isso? E não é que foi um verdadeiro sucesso! Durante cerca de 40 minutos (o que é muito tempo para esta criança que não pára quieta), ela mexeu na água com a mão ou com a espátula, deitou e tirou as flores da água, tentou espreme-las e começou tudo outra vez.
Esta é uma atividade de imitação e sensorial por excelência, com ela as crianças:
- São expostas a diversos estímulos sensoriais (táctil, visual e olfactivos), como a água e as diferentes texturas dos materiais e das flores;
- Praticam a rotação do pulso ao mexer na água com a espátula;
- Praticam a motricidade fina e a coordenação mão-olho;
- Estimulam a criatividade e imaginação;
A não esquecer:
- Necessita de vigilância de um adulto;
- Recomendado para crianças que já não levem tudo à boca (o que varia de criança para criança);
- Recomendado para crianças que já não levem tudo à boca (o que varia de criança para criança);
- As crianças aprendem, assimilam e consolidam conceitos com a repetição, por isso, repita esta atividade quantas vezes quiser.
- Converse com a criança sobre o que estão fazendo. Isso estimula o desenvolvimento da linguagem, e fomenta a compreensão.
- Dê a oportunidade à criança para explorar à vontade, descobrir e dar asas à sua imaginação e criatividade.
- Brinque com o seu filho sempre que tenha oportunidade. O nosso tempo e disponibilidade são um dos maiores presentes que lhe podemos dar.
Boas brincadeiras!
Sem comentários:
Enviar um comentário