segunda-feira, 13 de abril de 2015

Vamos brincar ao tira e põe!

Olá, a brincadeira de hoje é muito simples e dedicada aos mais pequenitos. Tudo o que precisam é de uma covete de gelo e massinhas cotovelo, que podem ser substituídas por outros materiais como, grão de bico e feijões.



Gosto de reservar esta atividade para quando preciso de fazer qualquer coisa na cozinha, como cortar vegetais. Coloco a Moranguinho na cadeirinha de refeições e deixo-a brincar. Sento-me ao lado dela e assim posso perfeitamente cortar os vegetais e vigiá-la simultaneamente. 
Para reforçar a aprendizagem dos opostos, pode explicar o que significa fora e dentro (ex. Moranguinho põe a massinha dentro da covete).
Quando a criança se fartar da brincadeira, guarde todo o material fora do seu alcance e só uns dias depois volte a apresentar-lhe a atividade outra vez. Pode variar os materiais de cada vez, por exemplo, substituir a covete de gelo por formas de queques.


Com esta actividade eles:
- Exploram os materiais estimulando a sensibilidade táctil; 
- Estimulam a motricidade fina, ao praticarem a pinça fina;
 - Aprendem os opostos dentro/fora.

A não esquecer:
- Necessita de vigilância de um adulto;
- Recomendado para crianças que já não levem tudo à boca (cá em casa começamos quando a Moranguinho tinha 15 meses, mas varia de criança para criança);
- A criança aprende com a repetição.


Boas brincadeiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário